Um GUIA com TUDO QUE VOCÊ QUERIA SABER sobre o TESTE TOEFL! | Prof. Newton Rocha – Inglês por Skype #dicasdeinglês

O que é o TOEFL? O TOEFL (Test of English as a Foreign Language – Teste de Inglês como Língua Estrangeira) é um exame de Inglês que mensura a sua habilidade de entender e usar o inglês em um ambiente acadêmico. Sendo um dos exames de inglês com o maior reconhecimento no mundo, ele será o ideal para você caso o seu objetivo seja estudar no exterior, permitindo que você avalie sua capacidade de leitura, escrita, compreensão auditiva e expressão oral em ambiente acadêmico.
ets_toefl_ibt_310

Tipos de TOEFL: hoje em dia, existem três tipos – o TOEFL iBT, TOEFL PBT e o TOEFL ITP. A principal diferença entre o TOEFL iBT e o PBT está explicada no nome: o iBT,Internet Based Test, é administrado através da Internet, enquanto o PBT, Paper Based Test, é a versão mais antiga, realizada no papel impresso.
É importante destacar que você só pode fazer o TOEFL PBT nos países onde não existe nenhum lugar oferecendo o exame via Internet.
Em todos os países da América Latina, o exame que você pode fazer é o TOEFL iBT, que, embora seja transmitido e respondido em formato digital, deve ser realizado em um centro autorizado.
Agora o terceiro tipo: o TOEFL ITP, Institutional Testing Program, é mais fácil que o TOEFL iBT, no entanto, este não é um exame internacionalmente reconhecido.
Se realizar o TOEFL ITP, ele apenas será útil se você quiser usar um teste de conhecimento de inglês para favorecer uma inscrição em uma instituição no seu país.

Divisões do TOEFL: sendo o TOEFL iBT o exame mais amplo, ele pretende avaliar como as pessoas combinam quatro competências na realização das suas tarefas acadêmicas: compreensão lida, compreensão auditiva, expressão oral e expressão escrita.

READING
Na seção de compreensão de leitura, você deve ler entre 3 e 4 artigos acadêmicos e responder a 12-14 questões. Não se preocupe se não se sentir familiarizado com todos os tópicos: esse exame pretende apenas saber se é simples para você encontrar informações em um texto, compreender os seus conceitos básicos e sugerir uma outra temática para discutir.
Consiste de 3 a 4 passagens relativamente longas. Se eu não me engano minha prova teve três textos. Tem por volta de 12 a 14 perguntas por texto.
Os assuntos dos textos são de assuntos universitários como ciências, história, tecnologia e linguagem (etc). Os textos não são de difícil compreensão e você não precisa conhecer o assunto para responder as perguntas, elas estão no próprio texto.
Você tem de 60 a 80 minutos para responder tudo.

LISTENING
A seção de compreensão auditiva é composta por 4 a 6 gravações de aulas acadêmicas, sobre as quais você terá que responder a 6 perguntas para cada uma, quando finalizadas. Além disso, você ouvirá entre 2 a 3 conversas relacionadas a temas do dia-a-dia da vida universitária e, posteriormente, responder a 5 perguntas por conversação.
Os áudios são de academic lectures (um professor apresentando uma aula aos seus alunos) e conversas (entre alunos e alunos e professores) voltados a vida acadêmica.
A parte de listening inclui perguntas sobre aquilo que você ouviu. São de 4 a 6 lectures de 3 a 5 minutos de duração com 6 perguntas por lecture. Depois, tem de 2 a 3 conversas, de 3 a 5 minutos de duração com 5 perguntas por conversa.

SPEAKING
10 minutos depois, começa a avaliação oral. Aqui, você irá provar a sua capacidade para falar inglês, realizando 6 diferentes tarefas. É importante destacar que, no TOEFL, a seção de expressão oral se realiza por meio de gravações, sem a presença do avaliador.
No total são 6 perguntas. As duas primeiras são de opinião. Você vai falar a sua opinião sobre um assunto que eles especificarão. As 4 perguntas seguintes envolvem ler, ouvir e falar. Não é mais a sua opinião, você vai relatar os fatos. Para as 6 perguntas você terá 15 segundos para se preparar e 45 para responder. Mais uma vez o relógio pressionando!

WRITING
O exame termina com uma redação. Nela, você terá que escrever duas dissertações com aproximadamente 300 palavras cada. A primeira será relacionada a um dos textos de uma das aulas que você ouviu no módulo anterior, enquanto que, na segunda, você responde a uma pergunta específica, expressando sua própria opinião sobre um assunto que você já conhece.
A prova do TOEFL não tem uma parte específica de gramática, mas o seu conhecimento da gramática aparece na hora do Writing. Você tem 50 minutos para elaborar duas redações.
A primeira tem 20 minutos de duração máxima, onde você irá ler um texto curto e depois ouvir um trecho de áudio. Você irá escrever sobre o que você leu e ouviu, comparando, contrastando, etc.
O segundo texo a ser elaborado é uma redação de opinião. Terá uma tema, e você irá Agree ou disagree.

Duração do TOEFL: o TOEFL iBT tem uma duração de aproximadamente 4 horas. Dessas, você irá gastar entre 60 a 80 minutos na parte da leitura.
Dependendo do número de artigos que você tiver que ler, você tem 20 minutos para ler e responder às questões de cada um.
Na compreensão auditiva você tem entre 60 a 90 minutos para ouvir e responder às questões sobre as conversas que ouviu. Depois, você tem 20 minutos para responder às 6 tarefas de expressão oral.
Dependendo da pergunta, serão disponibilizados entre 15 e 30 segundos para se preparar e entre 45 e 60 segundos para dar a sua resposta. Finalmente, você tem 50 minutos para escrever as duas dissertações.

Pontuação do TOEFL: o iBT TOEFL mede o nível de conhecimento de inglês em uma escala entre 0-120. Cada uma das seções é mensurada com uma escala independente de 0-30, sendo 0 a nota mínima e 30 a máxima que você pode conseguir em cada seção. A nota máxima  possível é de 120 e é a soma do total obtido em cada seção.
Segundo o Quadro Europeu Comum de Referência para as Línguas, se você conseguir uma pontuação global no TOEFL iBT entre 57-86, isso é equivalente a ter um nível B1 em Inglês, nível intermediário. Uma pontuação entre 87-109, é semelhante a ter o nível B2, intermediário maior. Marcas entre 110-120 equivalem ao nível C1, que é um nível avançado.

Que instituições aceitam o TOEFL? Sendo um dos exames de Inglês com o maior nível de reconhecimento mundial, o TOEFL é aceito por mais de 8500 instituições educacionais em cerca de 130 países, incluindo Austrália e Reino Unido.

Validade dos resultados por TOEFL: você pode acessar suas notas do TOEFL iBT pela Internet 10 a 13 dias após a realização do exame. No entanto, você recebe fisicamente as suas qualificações entre 4 a 6 semanas após a data do exame.
Lembre-se que, quando você está realizando o exame, você deve solicitar o envio gratuito dos resultados diretamente para sua instituição de ensino. Os resultados serão válidos por dois anos a partir da data do exame.

PONTUAÇÃO
A pontuação total é de zero a 120 pontos. Cada parte (Reading, Listening, Speaking e Writing) vale de zero a 30 pontos. O resultado é disponível em por volta de 7 a 10 dias no site da ETS.

Como se inscrever para o TOEFL: existem 4 formas de se inscrever no TOEFL iBT: pela Internet, por telefone, pelo correio ou pessoalmente. A maneira mais fácil de fazer isso é entrar no site www.ets.org/toefl. O registro online funciona 24 horas por dia, 7 dias por semana. Você pode se inscrever para o exame até 7 dias antes da data de realização do mesmo. Existem mais de 50 datas por ano em 4500 centros em 165 países. Basta verificar no site as diferentes opções de datas e cidades no seu país.

Preço do TOEFL: o preço varia dependendo do país onde realiza o exame. Geralmente, o custo varia entre 160 e 250 dólares estadounidenses.

Quantas vezes posso fazer o TOEFL? Embora o TOEFL iBT não declare se você está aprovado ou não, se você não conseguir a pontuação que precisa, você pode efetuar o TOEFL quantas vezes você necessitar. No entanto, tenha em conta que você não pode realizar o exame mais que uma vez durante um período de 12 dias.

É isso aí! E se você for fazer um TESTE DE TOEFL, venha se preparar comigo! A primeira aula é gratuita! 
Um abraço do Prof. Newton Rocha!😀


Érika & Newton – Inglês por Skype
Faça uma AULA EXPERIMENTAL GRATUITA!
Aulas TODOS OS DIAS, de 7 às 23 horas!
Visite o nosso Blog Melhore Seu Inglês:
https://melhoreseuingles.wordpress.com/
Curta Nossa página no Facebook:
https://goo.gl/qcPQUK
Nosso Canal no Youtube – Melhore Seu Inglês:
https://goo.gl/KYns5i

CONTATO
Newton Rocha | Professor de Inglês – Aulas por Skype
WhatsApp: 9143-7388 | Skype: prof.newtonrocha@gmail.com
LinkedIin: https://goo.gl/7rajxF

Érika de Pádua | Professora de Inglês – Aulas por Skype
WhatsApp: (31) 9223-5540 | Skype: erikadepadua@gmail.com
Linkedin: https://goo.gl/2c6QIb

erika-e-newton-ingles-por-skype

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Como são os nomes das verduras e frutas em inglês? Aprenda com esse POSTER! #dicasdeinglês

Você sabe usar os ADJETIVOS INTERROGATIVOS do Inglês? | Prof. Newton Rocha – Inglês por Skype #dicasdeinglês

Como escrever CENAS INTERESSANTES! | NITRODICAS 64 #dicasdeescrita